de olho no Alecrim

Por que Inovar?

Por que Inovar?
O Brasil está se tornando cada vez mais um país inovador. Para que se consiga essa condição, é preciso entender que a criatividade impulsiona a inovação.

Muita gente ainda confunde os dois conceitos. O professor Michael O´Neil Bedward, docente nas áreas de empreendedorismo e administração na London College Communication da University of the Arts, destacou que criar implica em “gerar novas ideias”, enquanto inovar requer que se “explore de forma bem sucedida as boas ideias, proporcionando retorno econômico” – nada mais apropriado para um público formado, na sua maioria, por professores, alunos e profissionais da área de gestão.

A inovação, segundo o Prof. Michael Bedward, segue um processo de três etapas bem definidas: Identificação e reconhecimento de um problema, dificuldade ou oportunidade, a geração de alternativas para resolver o problema ou aproveitar a oportunidade e a exploração da solução, estabelecendo meios de obter retorno econômico com a solução desenvolvida. Eis o caminho!

Há também como destacar as dimensões da inovação no mundo corporativo. É possível desenvolver projetos inovadores para produtos e serviços, processos internos, marketing e relações com o mercado e gestão e demandas organizacionais. De acordo uma com pesquisa internacional que investigou quais os principais “motores da inovação” para as empresas. Eis os resultados divulgados pelo prof. Beward, a partir de múltiplas opções de resposta:

•56% – pessoas criativas;
•49% – especialistas técnicos;
•35% – apoio do governo;
•29% – investidores privados;
•28% – universidades;

Perceba que os dois primeiros lugares, são relacionados às pessoas! Elas são o grande diferencial dos projetos de inovação. Portanto, estimular o espírito criativo, a geração de novas ideias, a transformação em projetos práticos e economicamente viáveis será um forte diferencial de carreira.

Que tal começar agora?

Autor: Layo Lucena de Araújo
Atividades: Agente Local de Inovação – SEBRAE/RN
Email: layo_word@hotmail.com
Formação: Bacharel em Turismo, Cursando MBA em Gestão de Negócios- UNI/RN
 

Co2 Comunicação