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Tire o CRM da gaveta!

Tire o CRM da gaveta!
Tire o CRM da gaveta!

Os Fenícios eram considerados os maiores comerciantes da antiguidade, vendiam cerâmica grega aos egípcios, e vidraria egípcia aos gregos. Como eles descobriram os gostos de cada povo? Apenas utilizando a observação, ou seja, a origem do que se conhece hoje como CRM - Customer Relationship Management.

A coqueluche do marketing atualmente é o CRM, uma ferramenta desenvolvida nos primeiros sistemas de informações por volta da década de 80. O CRM é uma sigla em inglês que significa “gestão de relacionamento com o cliente”, ou seja, é uma ferramenta para gerir o relacionamento com o cliente a partir de informações colhidas dos próprios clientes e assim basear o negócio ao redor dessas necessidades geridas pelo CRM.

Atualmente as grandes potências de todos os seguimentos utilizam do CRM para maximizar suas vendas e sempre aumentar o nível de satisfação dos seus clientes. As empresas de cartão de crédito utilizam muito bem essa ferramenta, quando, por exemplo, identificam por meio das suas compras as suas preferências, e assim, enviam sugestões de produtos que encaixam perfeitamente ao seu gosto de consumo. Ou então o uso do programa de benefícios que as companhias aéreas disponibilizam para os seus clientes, a partir de um CRM, ele usam as informações dos seus destinos mais comuns para oferecer novas oportunidades de viagem.

E como uma MPE pode fazer uso de um CRM? Para a aquisição de um software dedicado para isso, existe um investimento razoável. Mas como os fenícios, observação e perspicácia podem ser utilizadas para colher as informações do perfil do seu cliente, por meio de uma pesquisa, e utilizar essas informações para moldar o seu produto/serviço de acordo com o seu o gosto pessoal.

O que todo consumidor mais quer hoje não é o produto/serviço em si, mas a experiência ao consumi-lo, e por meio do CRM é possível saber qual deverá ser essa experiência.

Rodolfo Dantas
Tecnólogo em Gastronomia - UNP
Graduando em Administração – UFRN
Agente Local de Inovação – SEBRAE/RN
Diretor de Marketing – Adm Consult
Contato: rodolfo_dantas@hotmail.com
 

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